julho 19

Replays comentados: vídeo de estréia e regras de postagem da nova coluna!

queen_of_pain_by_digitalsashimi-d85tazl

Se tornar um doteiro melhor nem sempre é tarefa fácil, cada partida apresenta um desafio diferente, e muitas vezes é complicado aplicar novos conhecimentos ou detectar erros que cometemos, mesmo quando revermos nosso jogo.

Para dar a você mais visão de jogo e te ajudar na prática, a partir dessa semana, além das colunas semanais de estratégia teremos um espaço aqui para comentar, detalhadamente, replays dos leitores do blog, analisando sua tomada de decisão, item build, posicionamento, skill build e em tudo mais que faria a diferença para a vitória.

Se você tem o interesse em melhorar como jogador, mas ainda não consegue progredir seus resultados, essa pode ser uma oportunidade bacana para atingir o próximo nível!

Antes de mandar seus replays, leia abaixo os critérios de envio, eles foram criados para filtrar os jogos de uma maneira que a análise possa ser útil não apenas a quem estava no jogo mas também para o máximo possível de leitores:

1 – Mande apenas partidas rankeadas (valendo MMR):  Também dá pra aprender muito em partidas casuais, o problema é que a estrutura de jogo/lanes/funções é muito irregular, e isso restringe a utilidade da análise para o leitor que não estava na partida. Não há restrição de nível de MMR, mas dou preferência para a faixa dos 1000 até 4500, que é aonde a maioria dos jogadores se encontra.

2 – É necessário ter ao menos 10 jogos com o herói que você usou: Não precisa ser um expert com o herói, mas se tu erra muito stun da Lina ou desperdiça mana a toa com o Storm, não vai ter muita utilidade uma coluna dizendo “não erre o stun da Lina”. Quanto mais jogos você tiver com o herói, maior a chance do seu replay ser escolhido.

3 – Preferencialmente replays de derrotas: Mesmo vitórias podem ter valiosas lições, mas não faz muito sentido analisar algo que já deu certo, então procure não enviar jogos vencidos pelo teu time, nem replays em que você fez 30-0, já que neles não houveram tantos obstáculos que tornem a analise produtiva.

4 – Sem disconnects ou feed intencional: Se o jogo estava 4 vs 5, ou tinha um aliado avacalhando de propósito, há uma grande chance de que nada poderia ser feito para vencer. O mesmo vale caso sua conexão seja ruim ou você tenha sofrido lags e quedas durante o jogo. Sei que é chato, mas não tem como eu dizer pra ti “não tenha lag” ou “não tenha aliados entregando o jogo”, já que é um fator incontrolável que não depende da sua habilidade, e mesmo jogadores de alto ranking vão perder vez ou outra pra isso.

5 – Quanto mais recente melhor: Apesar de muitas dicas serem úteis de maneira universal, partidas de patchs antigos possuem detalhes diferentes que mudam sensivelmente algumas interações do jogo. Não tem problema se for da semana ou quinzena passada, mas evite mandar um jogo de seis meses atrás.

6 – Valor didático e equilíbrio dos times: O “fator de desempate” nos replays enviados será justamente a dinâmica da partida e as estatísticas dela, se teu time perdeu as três lanes de lavada ou tomou um counterpick absurdo, vai ser difícil extrair bom conteúdo dali.

Ainda que não sejam regras imutáveis, esses critérios serão os fatores mais importantes na escolha de um replay, então peço que tenha bom senso ao mandar os seus!

  maxresdefault (1)

O que será analisado no replay:

– O seu pick, tanto a ordem em que foi pickado, a relevância dele para a estratégia do time, e a força do teu herói em relação ao time adversário.

– A fase de lanes, o seu posicionamento geral contra lane enfrentada, as oportunidades perdidas, e o comportamento geral em relação a situação da lane.

– Skill build, item build e variações delas conforme a necessidade da partida.

– Chances de gank e countergank, controle de mapa, foco em objetivos, sinergias e iniciativa para jogadas.

– Estratégias gerais usadas para responder os desafios impostos pelo time, bem como para superar as fraquezas do seu time.

O que NÃO será analisado no replay:

Execução de mecânicas muito básicas, erros em skillshots, last hits, denys, etc.

Os picks do resto do time, as lanes em que cada um foi.

A habilidade dos seus aliados, item builds e quaisquer coisas que eles poderiam ter feito corretamente ou melhor.

– Problemas de comunicação, brigas e desavenças entre aliados ou entre o time adversário

– Fatores incontroláveis da partida (disconects, bugs, excesso de sorte ou azar, etc)

Como já expliquei em outros artigos, tanto de mecânicas quanto de mentalidade de jogo,  não adianta gastar sua energia com aquilo que você não tem controle, até porque cada jogo vai te dar aliados completamente diferentes, por isso o foco das analises será unicamente na melhor maneira de executar o seu jogo, em especial nas coisas que você ainda não sabe fazer, focar a analise no time ruim ou nos last hits perdidos é perda de tempo (exceto caso você erre muito LH numa posição que precise de muito farm, mas aí provavelmente seu replay não será analisado =P)

build

Como mandar meus replays?

Basta entrar na seção de comentários desse artigo e postar:

1 – O herói usado e sua posição na partida (carry, suporte 1, roaming, off, jungle, mid, etc…)

2 – O seu mmr nessa partida (não o atual) ou o mmr médio dos times.

3 – O link da partida pelo dotabuff.com

4 – Algum comentário importante ou pergunta específica que queira saber sobre a partida.

O restante das informações (data do jogo, sua experiência com o herói, etc) já estão no próprio link do dotabuff, a única questão é checar se teu perfil de jogo já está habilitado para enviar informações ao site (conforme link). Replays sem perfil registrado no site não serão analisados, já que esse site facilita muito para mim e também para o leitor que quiser pesquisar mais sobre a partida ou jogador.

Importante: Todos os comentários do blog passam pela minha análise antes de serem postados, então se por acaso voce não quiser que seu replay seja publicado caso não seja escolhido, é só avisar no próprio comentário que eu respeitarei seu desejo.

Como os replays serão apresentados:

Haverá um artigo exclusivo para analisar sua partida, narrando as decisões mais importantes e também o uso de imagens conforme a necessidade. Nos lances mais complexos, que dependem de muitas informações na tela, também pretendo usar vídeos ou gifs para ilustrar momentos-chave da partida.

Mini-exemplo (bem resumido):

ID da partida: 1631310278 / Herói: Queen of Pain / Posição: Mid / MMR médio: 3500
Estatísticas da partida: http://www.dotabuff.com/matches/1631310278

O jogo começa com o pé direito, tanto em first blood quanto em controle de lane, graças a trocas de recursos favoráveis e também ao pick do oponente que tem poucos disables e vários heróis com foco no late game, eis os primeiros minutos de jogo:

Conforme o jogo progride, o Tiny e o Bloodseeker conseguem manter um farm constante, enquanto nosso Slark não progride em itens tão bem. O time não consegue fechar objetivos rápido o suficiente, e isso faz com que a gente perca as team fights uma atrás da outra até o ponto em que não tem mais volta. Ter mantido vantagem grande em cima do Lesh não foi o suficiente.

No extremo late game, errei em ter jogado conservadoramente, e ao invés de desolator, deveria ter partido pra uma Divine Rapier, para compensar a fraqueza geral do time e ter alguma chance de virar as TFs graças ao dano dela. No early game, talvez Orchid + Linken não tenham sido a melhor escolha para pressionar objetivos e derrubar bases cedo, uma linha de Dagon + Necronomicon teria fechado objetivos mais cedo antes que Tiny e Blood ficassem grandes demais.

Nas team battles, meu posicionamento duvidoso impediu que a gente despejasse mais dano, muitas vezes eu deveria ter deixado o time absorver algumas skills chave (rupture, avalanche+toss, etc) antes de entrar e fazer minha parte, especialmente por eu ser a principal fonte de dano do time nesse jogo.

Num geral, foi um jogo com bom early-game, mas com falta de foco nos objetivos da partida, em especial porque o time de lá tinha um late-game melhor.

Finalizando

Esse é apenas um esboço do que eu pretendo trabalhar com essa nova coluna semanal no site, se a proposta tiver uma boa aceitação, certamente que expandirei essa coluna para tratar de situações especificas (lanes, herois, builds e tudo mais) mas no começo acho que analisar replays individuais da galera que acompanha o blog é uma maneira mais fácil de ajudar, e quando eu estiver mais seguro com ferramentas de vídeo e edição, aí sim, posso me aprofundar de fato em analises multimídia, abordando vários momentos de jogo.

Então fica aqui o convite! Se te interessou em participar do blog, será um prazer assistir seu jogo e pontuar oportunidades de melhoria nele. Críticas e sugestões quanto ao formato das analises ou quanto ao vídeo postado também são muito bem-vindas! Aguardo pelo seu replay!

Atualização de 15/09/2015: Devido a restrições de tempo que passo atualmente, não dei prosseguimento as analises de replays, pois não tenho tempo hábil para montar um post e um vídeo de qualidade narrando cada um dos posts da maneira como gostaria. Minhas sinceras desculpas!

Gostou do artigo? Então curta a página do blog no facebook para ficar sempre ligado nas atualizações! https://www.facebook.com/devandota
Até mais!